O lenço dela - Álvares de Azevedo




A Poesia de Álvares de Azevedo




INTRODUÇÃO 

Neste trabalho irei apresentar uma análise de uma das diversas poesias de Álvares deAzevedo. Um poeta da 2º geração do Romantismo brasileiro, assim mostrando a sua maneira de demonstrar os seus sentimentos e maneiras de pensar, envolvendo o péssimismo e uma certa atração pela morte.Analisaremos o poema a seguir:

O lenço dela


Quando a primeira vez, da minha terra
Deixei as noites de amoroso encanto,
A minha doce amante suspirando
Volveu-me os olhos úmidos de pranto.

Um romance cantou de despedida,
Mas a saudade amortecia o canto!
Lágrimas enxugou nos olhos belos...
E deu-me o lenço que molhava o pranto.

Quantos anos contudo já passaram!
Não olvido porém amor tão santo!
Guardo ainda num cofre perfumado
O lenço dela que molhava o pranto...

Nunca mais a encontrei na minha vida,
Eu contudo, meu Deus, amava-a tanto!
Oh! quando eu morra estendam no meu rosto
O lenço que eu banhei também de pranto!


- Análise:

1º estrofe- 4 versos, expressando que a sua doce amada estava abalada com sua partida.
2º estrofe- 4 versos, mostra sua preocupação com o sofrimento de sua amada, quando diz “E deu-me o lenço que molhava ao pranto”.
3º estrofe- 4 versos,expressa que anos se passaram, mas não havia existido um amor tão verdadeiro quanto o dele.
4º estrofe- 4 versos, mostra seu imenso amor, que até o último de dia sua vida iria guardar a lembrança desua amada, e que quando morrese seu desejo era que colocassem o lenço sobre ele.


A POESIA DO ROMANTISMO
O Romantismo brasileiro surgiu em 1836 com a publicação de "Suspiros Poéticos e Saudades" de Gonçalves de Magalhães. Mas se originou mesmo na Alemanha e Inglaterra no final do séc. XVIII e se desenvolveu no Brasil durante o séc. XIX.
A característica principal da Poesia Romântica é a expressão plena dos sentimentos pessoais, com os autores voltados para o seu mundo interior e fazendo da literatura um meio de desabafo e confissão. A vida passa a ser encarada de um ângulo pessoal, em que se sobressai um intenso desejo de liberdade.
O estilo romântico revela-se inicialmente idealista e sonhador, depois, crítico e retórico mas sempre sentimental e nacionalista.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
-Exaltação dos sentimentos pessoais;
-Expressa os estados da alma;
-Exaltação da liberdade, igualdade e reformas sociais;
-Valorização da natureza;
-Sentimento nacionalista.
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2015. Professor Total